quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ana Pires lança livro de contos “Tempo de Espera”

Aos 82 anos, a escritora feirense Ana Pires lança seu segundo livro "Tempo de Espera" (Editora Chekidah, 300 exemplares, 152 páginas) nesta sexta-feira, 9/11, às 20h, no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana. A obra reúne mais de 20 contos, que a escritora resume como "uma miscelânea de histórias sobre o cotidiano de gente do povo". Entre eles, estão um pescador, uma prostituta e um presidiário.

Na capa, ilustrada por seu filho Valter Pires, uma mulher repousa os braços em uma janela, como se observasse o movimento da rua. “É um hábito comum em cidades pacatas”, destaca a escritora. E por que “Tempo de Espera”? Se você imaginava uma resposta super complicada, a autora simplifica de um jeito simples e poético: “Esperei muito por esse livro.”

Ana Pires começou a escrever aos 15 anos e publicou seu primeiro livro, "A Borboleta de Vidro", aos 58. Mas, de lá para cá, sua escrita manteve-se viva em diversas outras publicações. Ana Pires é co-autora do livro de poesias "Na Incerta Certeza do Ser" , que divide com a irmã Sonia Pires. Também participou de obras coletivas, como o "Anuário de Poetas do Brasil" (1982), "Escritores do Brasil" (1983/86) e "Dicionário Crítico das Escritoras Brasileiras" (2002). Além disso, os contos e poesias da autora já foram divulgados em jornais de sete países: França, Portugal, Itália, Hungria, EUA, Colômbia e Uruguai.

Durante toda essa trajetória, Ana Pires ganhou três troféus, cinco medalhas e 25 menções honrosas. Merecidamente. Afinal, a artista tem contribuído para o desenvolvimento do campo artístico em sua cidade desde a década de 80, quando organizava eventos no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Sempre ativa, a autora continuou agitando a vida cultural de Feira de Santana no fim da década de 90, quando escreveu cinco peças e dirigiu um grupo de teatro vinculado ao Ciat - Centro Integrado Atendimento da Terceira Idade. Hoje, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário